A grande maioria das pessoas hoje utilizam as redes sociais. Seja para postar fotos, saber da vida de seus conhecidos, conhecer pessoas novas, saber das novidades do mundo dos famosos ou compartilhar tweets, o fato é que, a maioria das pessoas gasta muito tempo online.

Isso gerou uma onda de oportunidades imensa para empreendedores, influenciadores e marcas. Afinal, os negócios, sejam eles grandes ou pequenos, precisam estar onde as pessoas estão.

Mas com tanta gente tentando surfar nesse mar chamado internet, como se destacar e se diferenciar da multidão? Como conquistar credibilidade?

A importância da imagem profissional

Pode parecer injusto, mas ninguém quer comprar de quem parece não saber o que está fazendo. 

Pessoas compram de pessoas nas quais enxergam autoridade. E a forma como você se posiciona na sua rede social influencia muito.

A maneira como vive, como se veste, como se porta, o que você posta… tudo isso é levado em consideração na hora de alguém decidir se você passa credibilidade ou não.

Logo, as formas de melhorar o modo como você e seu negócio são vistos, necessariamente passam por marketing pessoal, comunicação bem alinhada com a persona, saber bem quem é seu cliente, conhecer bem o mercado, estudar a concorrência e ter um posicionamento estratégico.

Sem isso, a única imagem que você irá conseguir passar é a de amadorismo. E o amadorismo não vende.

Comportamentos que prejudicam sua imagem profissional

Segundo uma pesquisa realizada pela Office Team, os comportamentos que mais prejudicam a imagem profissional de alguém nas redes sociais são:

  • O excesso de críticas: Afinal, críticas podem ofender ou causar incômodo a pessoas que poderiam ser potenciais clientes;
  • Excesso de selfies: Excesso de fotos de si mesma não agrega na sua imagem profissional;
  • Postar detalhadamente tudo que você faz: O filtro é necessário para que você pense se o que você quer postar pode ser útil para alguém. Seja intencional;
  • Fazer spam, comprar seguidores ou pedir para ser seguida: Sem comentários para esses comportamentos inoportunos;
  • Só fazer posts de vendas ou promoções: Seu feed não pode parecer um catálogo. Isso não conecta;

Como passar uma imagem profissional do seu negócio nas redes sociais

A sua rede social é a sua vitrine. E a maioria das pessoas não entraria em uma loja cuja vitrine fosse uma bagunça.

Na sua rede social é necessário que:

  • Mostre a rotina do seu negócio;
  • Poste depoimentos de seus clientes sobre seu negócio;
  • Caso seu negócio seja de produtos, mostre-os;
  • Faça parcerias;
  • Cuide da sua imagem pessoal;

Entenda, o marketing pessoal hoje está muito ligado à sua imagem virtual. Sua rede social não é um ambiente pessoal onde você pode compartilhar tudo que quiser. 

Cuide bem do seu perfil, pense nele como seu negócio.

Por fim, não esqueça que a forma como você atende aos seus clientes também é fundamental para a sua credibilidade. Sempre responda seus clientes, invista no relacionamento com eles e seja sempre muito respeitosa com todos.

E lembre-se: muito da sua autoridade vem do que você não diz, e sim da forma como você se porta. 

Precisa de ajuda para ter uma imagem mais profissional no seu negócio? Entre em contato comigo e vamos conversar!

 

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica, Mentora de Mulheres Empreendedoras e Palestrante