O Brasil possui, em média, 10 milhões de empreendedoras, mas isso significa que existem milhões de mulheres ganhando dinheiro com seus negócios? Não mesmo. Estima-se que menos de 40% dos microempreendedores não suportam nem 5 anos com seus negócios funcionando, precisando após isso, recorrer ao trabalho formal. Mas porquê isso?
Os maiores problemas que essas mulheres enfrentam em seus negócios, como baixa quantidade de vendas, dificuldade de se desenvolver no digital ou até mesmo a perda de clientes, muitas vezes decorre de um posicionamento falho, além de falta de estratégia e falta de conhecimento sobre as questões financeiras.
Existe uma ideia errônea sobre a oferta de serviços ou produtos online: a de que basta criar uma conta no Instagram e criar alguns posts de forma aleatória, para que as vendas comecem a acontecer, e essa empreendedora comece a prosperar.
Mas a realidade por trás de todo negócio que funciona no digital, é que existe uma estratégia muito bem definida por trás, que é como uma engrenagem que faz com que as coisas prossigam da forma correta.
Um negócio necessita de um business plan bem definido, organização financeira, planejamento, identidade visual coerente, uma comunicação eficiente com a persona, e um posicionamento estratégico, pois se seu negócio possui um posicionamento falho, a sua comunicação fica cheia e ruídos, e por consequência, as pessoas não compram de você.
Posicionamento estratégico: o que é isso?
É o que faz do seu negócio diferente dos demais.
Posicionamento estratégico se refere a uma série de ações que diferenciam seu negócio no mercado, fazendo com que aos poucos, ele vá se tornando uma referência.
Na definição de Philip Kotler, posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”, ou seja, é aquele ‘algo a mais’ que faz com que o cliente te escolha ao invés de comprar do seu concorrente.
É através de um posicionamento estratégico, que será possível definir se a forma com a qual você vai se comunicar com seus clientes será mais formal ou informal, se seu produto será high ticket ou não, entre outras questões.
Você sabe qual seu diferencial?
Tipos de posicionamentos
- Preço
Uma estratégia de posicionamento baseada no preço precisa criar um universo de marca em torno do negócio, como fazem as empresas Louis Vuitton e Prada, por exemplo. A Apple também é uma boa referência quando falamos desse tipo de posicionamento.
Os clientes destas marcas não querem uma bolsa, um sapato ou um celular. Eles querem o que ter os produtos dessa marca significa.
Esse tipo de posicionamento também pode ser em relação a um preço mais baixo, pois existem várias empresas que são conhecidas justamente por oferecer um valor abaixo do mercado.
- Fator diferencial
Nesse tipo de posicionamento se trabalha muito o diferencial especial da empresa, como por exemplo, no caso da Brastemp, que graças a seu posicionamento pautado no diferencial da sua qualidade superior, é vista hoje como sinônimo de durabilidade e eficiência. Todo mundo quer ter uma Brastemp.
- Com base no benefício oferecido
Nesse tipo de posicionamento se trabalha em cima do benefício. Por exemplo, grandes marcas de produtos antiidade: não vendem cremes noturnos, vendem juventude. Vendem uma pele com mais viço a partir do uso do seu produto.
- Monopolização de mercado
Se refere ao tipo de posicionamento adotado quando a empresa é única em seu mercado, como por exemplo, Petrobrás.
Como você pôde perceber, definir um posicionamento estratégico pode mudar a forma como sua empresa é percebida no mercado, sendo indispensável então na busca por resultados.
A M+ Mentoria para Mulheres auxilia empreendedoras na definição das melhores estratégias para seus negócios, e também na definição de uma comunicação eficiente que traga autoridade para essas mulheres, de modo a criar para elas uma imagem mais profissional.
Quer saber mais a respeito? Não deixe de entrar em contato através do nosso perfil no Instagram para que juntas possamos definir a melhor estratégia para o seu negócio.
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica, Mentora de Mulheres Empreendedoras e Palestrante