Realizar a gestão do tempo é desafiador, mas podemos usar diversos recursos para tornar o nosso dia a dia mais leve ao reservar um tempo de lazer.
Ao ocupar diversos ambientes e mais autonomia, as mulheres acabam assumindo muitas tarefas ao fazer suas próprias escolhas, e isso é positivo na medida em que representa a nossa conquista por mais liberdade. Ainda assim, muitas de nós temos que aprender a organizar melhor o dia, com o objetivo de trabalhar, cuidar da casa, estudar e ainda ter seu momento de autocuidado e beleza. E nunca é tarde para que as empreendedoras entendam como administrar sua rotina com inteligência e colocando em prática diversas ferramentas de gerenciamento.
A seguir, confira as melhores estratégias para você começar a gerir melhor o seu tempo, cumprir com todos os seus compromissos e ter mais qualidade de vida:
Defina Prioridades
Pessoas atarefadas que não se organizam costumam se perder e esquecer de resolver questões sérias. Esse esquecimento pode ocorrer por alguma sobrecarga ou falta de atenção. Para ter uma visão melhor das pendências, busque preencher a matriz de Eisenhower, definida por:
O que é urgente e importante? – Precisa ser resolvido imediatamente
O que é urgente, mas não é importante? – Precisa ser resolvido no mesmo dia
O que é importante e não urgente? – Precisa ser colocado na agenda
O que não é urgente e também não é importante? – Pode ser adiado
Tenha Objetividade
A falta de planejamento muitas vezes vem da ausência de instrução, quando pensamos que só de anotar as atividades em um bloco de notas já estamos com tudo encaminhado. Uma boa referência para começar a ter noção de como priorizar e tornar suas metas mais realistas é seguir o quadro SMART, respondendo:
Uma tarefa precisa ser:
1) Specific (específica) – descreva pequenas atividades, por exemplo, evite colocar ‘’trabalhar’’ e fracione com mais clareza ‘’responder e-mails’’, ‘’fazer orçamento’’, etc.
2) Measurable (mensurável) – conforme o exemplo acima, a descrição precisa gerar uma resposta capaz de medir sua produtividade, porque se você deixar de fazer algo, vai conseguir identificar suas dificuldades.
3) Attainable (realista) – respeite os seus limites e observe seus recursos disponíveis.
4) Relevant (relevante) – busque ter razoabilidade no momento de tomar decisões.
5) Time related (tempo) – estipule um tempo para cada um dos processos.
Crie Cronogramas
Identifique de prontidão suas obrigações do mês a partir de uma agenda, da mesma forma, toda semana planeje a próxima. Marque e reflita sobre os seus horários e o planner pode te auxiliar, enquanto um checklist diário, que deve estar sempre em suas mãos, garante mais disciplina e responsabilidade.
Busque Praticidade
A tecnologia pode potencializar o modo como você organiza sua vida e para colocar em prática as dicas acima, temos à nossa disposição aplicativos maravilhosos: Focus Meter, Agenda Google, Trello, Slack, Go Conquer.
E sobre procrastinação e disciplina…
As inúmeras telas com as quais temos que lidar também são uma forma de distração, mas um dos pontos para não cumprir o mínimo vem da falta de iniciativa ou ausência de foco.
Comece aos poucos treinando o seu cérebro, permitindo que o corpo se acostume a ter mais concentração. A partir da técnica do pomodoro, de concentrar todos os esforços em algo durante 25 minutos e dar uma pausa de 5 minutos até um novo bloco de tempo, você pode ir no seu ritmo, estipulando blocos de 5 minutos, 10 minutos e assim por diante. Apenas conte 1, 2, 3 e vai, confie no seu potencial e deixe de ser refém do próprio tempo. Todas nós somos capazes de transformar nossas vidas.
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres