Dizem que saber escrever bem e se expressar bem verbalmente, são algumas das principais habilidades, que as empresas levam em consideração para contratar alguém.

E é isso que iremos ressaltar hoje, pois nos momentos de exposição é normal aquele frio na barriga ou aquele nervosismo, que faz com que nós não nos conformemos com as nossas apresentações ou palestras.

Você, empreendedora, é bem provável que tenha passado por momentos de nervosismo e frio na barriga na hora de apresentar trabalhos e projetos. Saiba que dominar esse sentimento causa um impacto enorme, e isso pode ser um diferencial para você.

Abaixo faremos uma lista, de pontos importantes para que a sua palestra ou apresentação seja ainda melhor:

 

1. Tenha noção que o público também deseja aprender

Ao contrário dos tempos de colégio ou faculdade, onde se apresentava trabalhos e as pessoas não tinham muito interesse em ouvir o que estávamos a dizer, as palestras são voltadas para aqueles que desejam realmente ouvir o que o palestrante irá falar. Isso é algo que traz um conforto e uma maior segurança, pois as pessoas estarão abertas a aprender.

Nesse sentido, engaje o seu público no assunto que está sendo abordado, tornando a palestra ainda mais interessante. Crie situações de interação em que as pessoas também poderão compartilhar suas experiências, e vivenciar ali mesmo os aprendizados com o conteúdo da sua fala.

 

2. Alie-se à tecnologia

Em tempos pandêmicos, a tecnologia está ganhando o reconhecimento que sempre mereceu e está nos livrando de grandes males. Com ela, poderás tirar proveito e palestrar cada vez melhor, tanto em meio online, quanto presencialmente.

Use recursos como o PowerPoint e o Canva em suas apresentações, use imagens daquilo que está apresentando. Faça com que a tecnologia melhore a sua palestra com imagens e vídeos, que vão conectar as pessoas com o seu conteúdo. Lembre-se, não é todo mundo que possui uma facilidade para interpretar instruções verbais, as pessoas podem entender melhor através de imagens e vídeos do que apenas com o discurso.

 

3. Tenha um controle emocional e treine palavras

Dependendo do rumo que seguir, algumas palavras técnicas se encaixam unicamente na sua palestra, isso demonstrará controle e tranquilidade sobre o assunto e mostra o quanto você domina ele. Programe a sua palestra e pense em interagir com o público se possível, para fazer com que eles entendam melhor a sua fala, fazendo algumas questões a eles. É bem provável que alguém tenha curiosidades ou dúvidas mais técnicas, então aproveite este momento para elucidar melhor o seu conteúdo.

Sobre o controle emocional, busque cuidar do seu tom de voz, o tempo de pausa para cada frase, busque falar lentamente e demonstrar calma no assunto, para que aqueles que estão a te ouvir entendam melhor. É sempre bom ressaltar a importância da alimentação antes da palestra, da desocupação da mente e do uso do tempo a seu favor. Não fique o tempo todo focada naquilo que irá apresentar, guarde um tempo para o seu bem-estar.

Caso fique o dia inteiro pensando no quão bem você será na palestra, a sua chance de ficar inconformada é grande, apesar de ter feito um bom trabalho. O perfeccionismo pode interferir na sua opinião sobre aquilo que produz, ainda que você tenha entregue o seu melhor.

4. Inovação é a escolha certa

Inove, busque novas formas de apresentar. Isso pode fazer com que você fique mais nervosa? Pode, mas é melhor para a sua carreira uma inovação, que às vezes pode não ser tão bem sucedida na primeira tentativa, do que uma sucessão de trabalhos sem inovações. Tenha em mente, que quando nós falamos de inovação, não falamos somente de sair da mesmice, mas de fazer com que as pessoas desejem participar da palestra, e quanto mais as pessoas participam, mais tranquila e experiente você estará, fazendo com que as pessoas tenham ótimas memórias sobre você.

E você, já está preparada para dar muitas palestras? Conheça nossas consultorias e conquiste ainda mais na sua vida profissional!

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres