É um fato que o empreendedorismo cresceu muito nos últimos tempos, atraiu a atenção de muitas pessoas que estavam insatisfeitas com seus trabalhos ou queriam começar seu próprio negócio (confira nosso artigo sobre as vantagens de ser uma empreendedora aqui), tirando aquele sonho do papel e colando em prática, com isso, as pessoas passaram a buscar cada vez mais o desenvolvimento pessoal.
Todos os dias lemos notícias sobre empreendedores que faturaram milhões com negócios relativamente simples, que começaram do zero e atualmente contam com redes de franquias gigantescas, mas mesmo com a aparente simplicidade do negócio, o planejamento e a concepção da marca não são nada simples, envolvem muito estudo prévio e preparo do empreendedor.
Confira aqui, dicas para que você, empreendedora, seja a próxima notícia de sucesso nas redes.
Busque apoio e inspiração
Nós mulheres, empreendedoras ou não, temos que nos apoiar, pois somente nós conhecemos nossos desafios e compartilhamos os mesmos objetivos, então como empreendedoras também podemos compartilhar nossas ideias, dificuldades, planos e até fazer uma parceria com aquela empreendedora com o pensamento alinhado com o seu.
Estamos cercadas de mulheres fortes e capazes que gerenciam grandes negócios, e se deu certo para elas, não faz mal pegar algumas dicas e se inspirar com o sucesso delas, não é mesmo? Então forme seu grupo de mulheres empreendedoras e aproveita para dar uma olhada neste post sobre o relacionamento profissional no meio digital que é muito válido neste período de isolamento social no qual vivemos.
Não esconda suas características
É comum que mulheres sejam definidas como frágeis e sensíveis. No mercado de trabalho, esses estigmas são usados como forma de diminuir o valor da mulher, e esta acaba moldando-se a forma masculina de trabalho, mas são nossas características únicas, (sendo elas as mais variadas possíveis) que nos tornam singulares.
Invista em você mesma
Como mencionamos, cada vez mais pessoas buscam o desenvolvimento pessoal, para ser um empreendedor de sucesso, não basta possuir uma boa visão para negócios, são necessárias várias outras características que podem ser naturais para você ou podem ser adquiridas, como: persistência, liderança e iniciativa.
Empreendedores confiantes passam uma imagem de segurança, seu discurso cuidadosamente planejado deve inspirar todos que o ouvem, fazendo com que estes queiram seguir o interlocutor em seus planos, gerando uma visão de futuro promissora.
Seja financeiramente organizada
Um bom empreendedor sabe que dinheiro parado é prejuízo na certa, ou seja, procure investimentos! Investir nunca foi tão simples, hoje é possível começar a investir com quantias super baixas e existem vários cursos online para te ajudar neste novo meio que vem ganhando espaço.
Mas você não precisa dar conta de tudo não! Delegue a parte financeira para um especialista na área, que seja de sua confiança, pois com tantas funções ao mesmo tempo, podem ocorrer eventuais descuidos.
Ser uma boa empreendedora não se limita a ser uma boa profissional, empreendedores são visionários em todas as áreas de suas vidas. Está pensando em alavancar a sua carreira, seja no empreendedorismo ou no mundo corporativo? Conheça as nossas consultorias!
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres