Empreender é, muitas vezes, sair da sua zona de conforto, investir em um novo negócio ou começar o seu próprio do zero, o empreendedorismo tem sido uma área muito procurada por suas inúmeras vantagens, que veremos ao longo do texto.

A empreendedora possui visão de mercado, iniciativa com seus projetos, capacidade de planejamento, organização e determinação para insistir em seus sonhos, alcançando seus objetivos com esforço e perseverança.

Flexibilidade

Uma das principais vantagens é a flexibilidade de horários e de rotina. A empreendedora pode organizar seus horários e dias de trabalho para que sejam mais produtivos e, ainda assim, possa passar tempo com a família ou se aprofundar em algum assunto para melhorar seu desempenho. Levando em conta a organização e planejamento, a empreendedora só tem a evoluir.

Trabalhar com o que ama

Muitas vezes acabamos escolhendo um emprego pela remuneração, o que torna o trabalho maçante e estressante. Sem inspiração perdemos rapidamente a motivação de trabalhar, passando a ser apenas uma obrigação e não algo que realmente gostamos de fazer. A empreendedora opta por aquilo que ama fazer, aumentando sua produtividade e qualidade, estabelecendo metas e realizando seus próprios sonhos.

Liberdade

Em um trabalho convencional, devemos responder ao nosso superior, limitando (na maioria dos casos) nossa criatividade. Projetos acabam sendo postos de lado por não se encaixarem naquilo que o outro procura. Por outro lado, a empreendedora tem a liberdade de colocar em prática seus projetos e utilizar sua imaginação livremente, alcançando patamares aos quais não teria acesso de outra maneira, sem sentir-se presa a limites impostos por outras pessoas.

Aprendizado

O desejo de aprender leva a empreendedora a estudar os mais diversos temas e se tornar uma especialista em sua área, a curiosidade e vontade de entender são características do empreendedor (recomendo aqui a leitura do artigo sobre a importância da curiosidade), além do estudo próprio, a empreendedora também passa este aprendizado adiante, treinando funcionários e gerando empregos.

Muitos empreendedores oferecem cursos com seus conhecimentos e suas experiências acumuladas ao longo de sua carreira, criando uma rede de conhecimentos compartilhados (também temos um artigo para você que quer passar sua experiência e estudo ao próximo).

Ganhos

É de conhecimento geral que empreendedores costumam ter uma renda maior, que na maioria dos casos vem atrelada ao risco e ao investimento, a empreendedora tem a visão de um bom negócio e faz valer este risco, sem depender de um salário fixo (o qual dificilmente aumenta ao longo do tempo), a empreendedora faz sua própria renda, ou seja, seu ganho depende somente dela própria, do seu esforço e comprometimento.

Em suma empreender é, sem dúvidas, um caminho que exige muito esforço e empenho, no entanto, suas vantagens e resultados fazem com que este esforço valha a pena. O empreendedorismo vem crescendo muito, principalmente durante o distanciamento social, quando o público tem buscado oportunidades de negócio inovadoras e únicas, que tragam um diferencial para o mercado. Que tal começar a empreender hoje mesmo? Confira todas as dicas no nosso blog!

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres