A internet é uma grande aliada das empreendedoras e ajuda na captação de novos clientes, além da fidelização do público e construção de autoridade. Para colher esses benefícios de ter uma marca exposta na internet, porém, é preciso criar conteúdo.

E para que esse conteúdo traga resultados, é preciso ter consistência, estar de fato presente na vida do público por meio das redes sociais e do seu site. Sabemos que a vida de uma empreendedora inclui muitos afazeres que vão além de escrever textos e criar posts, porém é fundamental criar um espaço na rotina para essas tarefas.

Confira nossas dicas para se organizar melhor e conseguir manter suas redes sociais e seu site atualizados!

Tenha um banco de ideias acessível

Um grande problema para as empreendedoras que querem criar conteúdo é o momento de abrir o documento em branco, ou a prancheta do Canva/Photoshop e não saber o que fazer. Nenhuma ideia vem à mente. Já aconteceu com você?

Por isso, é uma boa estratégia criar um banco de pautas. Ele pode ser uma planilha ou uma lista no Trello, por exemplo. Toda vez que você ver uma inspiração legal, tiver uma ideia ou receber uma sugestão, coloque em seu banco de ideias. Quando tiver tempo de criar o conteúdo, você não precisará mais pensar sobre o que irá escrever.

Para manter sua lista de pautas sempre recheada, algumas dicas são:

  • Use sites de busca de palavras-chave como o Google Trends e Answer The Public;
  • Busque nas redes sociais os assuntos mais comentados do momento em seu nicho;
  • Pergunte aos seus clientes quais são as principais dúvidas e temas de interesse.

 

Coloque a criação de conteúdo na agenda

Se você esperar sobrar um tempo na sua semana para então pensar em criar conteúdo, seu marketing digital ficará prejudicado. Faça disso uma parte do seu cronograma e leve a sério para ter bons resultados.

Estabeleça dias e horários fixos para essa tarefa e identifique se você é mais criativa e focada à noite ou pela manhã, por exemplo. Você também pode optar por criar conteúdo em horários que chegam menos e-mails e mensagens, como de manhã cedo.

O importante é se comprometer com a criação de conteúdo e, se for algo difícil para você, se recompense por isso! Faça algo que você gosta após terminar um novo artigo, ou fazer uma sequência de posts para as redes sociais.

Delegue a função se necessário

Se você já se organizou, já tentou, já teve ideias, mas de fato a criação de conteúdo não é algo que você se interessa, considere delegar essa atividade para alguém que goste mais dessa parte.

Considere contratar alguém, como um freelancer da área, ou fechar uma parceria com uma empresa do ramo. Assim você pode focar no que você mais gosta de fazer e seu marketing continua funcionando, mantendo sua marca forte na internet.

E para você, como tem sido a tarefa de criar artigos, posts e vídeos para a sua marca? Conte nos comentários e, para organizar sua vida empreendedora e lidar melhor com sua agenda e estratégias de crescimento, conte com a nossa consultoria!

 

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres