O tema produtividade gera sempre muito interesse e curiosidade. Estamos sempre em busca de formas para nos tornarmos mais produtivos, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Mas nem sempre temos a noção correta sobre o que é produtividade, e a percepção mais assertiva relacionada a quanto somos ou não produtivos. Mas afinal, qual a régua para medir nossa produtividade?

 

De uma forma simplificada, podemos dizer que a produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível, com o mínimo de recursos necessários. Então, o que podemos fazer para sermos mais produtivos? Se pensarmos nossas atividades de forma que elas sejam realizadas, seguindo uma relação de prioridade, naturalmente, elas serão realizadas da melhor forma possível, sendo priorizadas as tarefas mais importantes. Sendo assim, a produtividade tem muito mais a ver com o nosso planejamento, do que com a própria execução das atividades.

 

Como podemos pensar a produtividade, então, para nos sentirmos mais próximos da realização das nossas metas e projetos? O primeiro passo pode ser pensarmos de forma concreta em nossos objetivos. Temos o costume de traçar grandes metas, sem refletir a respeito do que realmente é compatível com nossa rotina e nossa realidade. Refletir, principalmente em momentos de mudança e desafios, é extremamente importante, para traçarmos metas reais e alinhadas com nosso momento de vida, o que precisamos e o que desejamos.

 

Falta de planejamento e de disciplina, são disparados os fatores que mais impactam a produtividade. Reflita sobre suas atividades, priorize o que é importante para sua vida neste momento, planeje sua rotina e avalie cada uma de suas tarefas. Cada pessoa tem seu momento de maior produtividade, neste momento, procure realizar sua principal e mais difícil atividade, com base em seus picos de produtividade, estabeleça horários específicos para realizar as atividades que são prioritárias.

 

Uma ferramenta muito importante, é mapear quanto tempo você precisa para realizar cada uma das suas atividades, e a partir deste levantamento se planejar, distribuindo cada uma das tarefas dentro do período que tem para sua realização. Trabalhe de forma organizada, para se manter focado na concretização dos seus objetivos, uma forma de potencializar sua disciplina, é investir em um ambiente que propicie a concentração, evitando perda de atenção.

 

Não existe apenas um caminho, mas ser produtivo envolve dedicação, é saber organizar nossas responsabilidades, e ter disciplina para seguir o que foi estabelecido dentre nossas prioridades.

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres

www.mmaisconsultoria.com.br