Em meio a este período desafiador que estamos vivendo, o tema que mais vem sendo abordado quando falamos em saúde financeira, é como reduzir os impactos negativos nas carreiras, nas empresas e nos negócios.
Enquanto nos adaptamos as restrições que se impõem neste momento, sentimos o impacto direto do afastamento social, nos resultados dos negócios como um todo.
Gerir negócios neste momento desafiador, exige que a saúde financeira seja controlada ao máximo, buscando de todas as formas, abrandar os impactos mais prejudiciais.
Pensando neste cenário, compartilho por aqui algumas reflexões, para que possamos ativar nosso modo de sobrevivência, com ações para passar por este momento, resguardando nossos negócios:
01 – Seja rápido! Busque se adaptar, da forma que for possível, mas imediatamente! Não espere para ver como as coisas vão se resolver, se antecipe, avalie rapidamente como você pode adaptar o seu negócio a esta nova realidade.
02 – Seja proativo! Velocidade neste momento vai fazer toda a diferença, busque resolver as questões mais difíceis primeiro, para imediatamente estar disponível para focar em novas soluções para seu negócio se manter.
03 – Segure novos projetos! Mantenha o foco na sobrevivência, não é o momento de expandir nem de realizar novos investimentos.
04 – Considere o pior cenário! No seu planejamento, se prepare para a possibilidade de faturamento zero, busque traçar este cenário, e suas ações perante esta realidade.
05 – Faça mais com menos! Não é o momento de realizar nenhum tipo de nova aquisição, em nenhuma área do negócio, trabalhe com o que você já tem, e faça o trabalho render mais.
06 – Renegocie! Tudo é negociável, procure por fornecedores, parceiros, bancos e renegocie.
07 – Corte o que não traz retorno financeiro! Avalie aquele serviço ou produto que não gera renda, onde você não tem uma margem de lucro e deixe de lado, não de continuidade ao que não traz retorno neste momento.
08 – Foco no caixa! Mantenha sua atenção e ações para salvaguardar a saúde financeira, busque prorrogar seus débitos e, se possível, antecipar recebíveis.
O modo como trabalhamos até aqui, não é o modo de trabalho que vai nos levar adiante com os nossos negócios a partir daqui. Temos de estar constantemente aprendendo, e trabalhando nossas habilidades e capacidades, para nos mantermos atualizados e preparados a gerir nossos negócios em uma nova realidade.
Que consigamos passar por este momento, levando conosco muitos os aprendizados.
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres
www.mmaisconsultoria.com.br