Um dos maiores desafios dos profissionais, que pode levar adiante seu conhecimento para outras pessoas, é uma forma de estruturar este conteúdo, para que maneira clara e objetiva, possa alcançar o maior número de pessoas e ser transmitido.

Muitas pessoas já tiveram a oportunidade de conhecer profissionais, com grande e valioso conhecimento adquirido ao longo de sua carreira, embora, por diversas vezes, percebeu o mesmo tamanho de sabre conquistados, esses profissionais mesmo que brilhantes em suas áreas, acabado por apenas deter o conhecimento, sem desenvolver uma habilidade de multiplicar seus sabres, por falta de técnica em transmitir esses conhecimentos.

No entanto, toda a habilidade de ser desenvolvido, e mesmo os profissionais que não podem usar os recursos avançados de comunicação falada, podem usar ferramentas que transmitem seu conteúdo, simplificando a estruturação do seu pensamento e sua fala.

Se você pensar em comunicação como forma de compartilhar conhecimentos, como forma de transmitir experiência de sabre, faz todo o sentido alinhar nossa comunicação de forma a simplificar nossa fala, através de pensamentos estruturados.

Vivendo na era da informação fácil e abundante, não basta que os profissionais transmitam seu conteúdo, pois não basta informar. O desafio está em gerar experiência para transmitir seus sabres, pois “um bom comunicador expande o pensamento e o conhecimento do seu público”.

O ponto de partida na construção desta comunicação passa por estruturar uma fala e não o texto. Trabalhar de forma visual e objetiva, ao usar o formato tradicional textual e discursivo. O grande diferencial está em transformar o texto em imagens, tirando o foco da preocupação em “falar”, para uma construção “falar”, possibilitando que os pensamentos sejam arquitetados com o objetivo de simplificar a nossa fala.

A partir desta construção, passamos a pensar e definir os objetivos voltados ao público, que será alvo de conversação, criando estratégias que atendam às suas expectativas. Quanto mais informações e mais delimitado ou público, mais fácil será criar e formatar ou conteúdo desta comunicação.

Comunicar com excelência, além de desafiador, é um aprendizado incrível para todo profissional. Tornar-se um orador “nato”, envolve muito treino, estar disposto a colocar seu desenvolvimento à prova e acreditar que todo o talento pode ser desenvolvido, com muito foco e esforço.

Cristina Porto Vesz
Consultoria Estratégica – M + Consultoria para Mulheres
www.mmaisconsultoria.com.br