Recentemente, você tem a oportunidade de participar de uma oficina de comunicação, voltada para apresentações profissionais, com foco em estruturar sua oratória para transmitir sua história profissional, passar uma mensagem que conecte-se com você e com seu público. Uma oportunidade incrível para refletir sobre minha trajetória profissional, os desafios que enfrenta minha transição de carreira, como me reinventou profissionalmente, e transformou minha motivação em ajudar outras mulheres a implementar mudanças em suas vidas, iniciando ou trabalhando que venho realizando como Consultora Estratégica.
Uma das principais mensagens que este treinamento foi reformulado: “aprendeu algo, compartilhe”. E como um dos principais aspectos do meu trabalho é conduzir meus clientes para colocar em prática tudo o que é necessário para suas vidas, esta mensagem ainda é mais dolorosa, quando pensei em trazer aqui neste artigo, alguns dos aprendizados que adquiri neste treinamento, referente à importância de compartilhar nossa história profissional, sem preocupações com os filtros da nossa autocrítica.
Nossa identidade é nossa história, e como sempre falhou nos meus empreendimentos, a nossa bagagem pessoal e profissional foi importante, pois nos trouxe até aqui, e por isso deve ser valorizada. Não devemos ter medo de exportar como situações negativas que vivenciamos, pois nossas dificuldades nos permitem conhecer meios de superar desafios. Neste ponto, é muito importante poder compartilhar nossas experiências, pois nossas experiências podem ajudar a aprender muitas outras pessoas, que venham a ter contato com a nossa história.
Para estruturar sua apresentação profissional, garantir uma comunicação clara e transmitir sua história profissional através de uma mensagem que conecte com você e com seu público, siga alguns dos aprendizados do treinamento:
– sua vida profissional é seu repertório
– coloque sua história no papel
– criou criar um esboço
– simplifique as informações
– foco no aprendizado que sua história pode trazer
– fale de suas forças, mas não esconda suas fraquezas
– treine, escreva suas pequenas histórias diárias
– exercite, conte sua história para alguém
– por fim, aperfeiçoar como contar sua história profissional
Todos são capazes de realizar as mudanças que ocorrem para suas vidas, e dividir ou repertório da nossa vida com pessoas que cercam ou com o público que acompanha, é transformar nossa história em aprendizado para essas pessoas. Seja sempre fiel ao que você acredita e ao que motiva, e transmite esta mensagem para todos.
Cristina Porto Vesz
Consultoria Estratégica – M + Consultoria para Mulheres
www.mmaisconsultoria.com.br