Assunto recorrente nos processos de consultoria, uma rede de relacionamento profissional para muitos parece ser um tema distante e uma prática nada fácil de implementar.
Muito se fala sobre a importância de desenvolver nossa rede, criar uma forte rede de relacionamentos profissionais, mas quando paramos para abordar mais sobre esta temática, percebemos a prática, poucas pessoas efetivamente praticam a cultura de criar e cultivar uma rede de profissionais.
Nem sempre os profissionais dedicam sua atenção e seu tempo, nem desenvolvem um olhar mais apurado para outros profissionais, nem mesmo para seus profissionais, como uma fonte de referência, muito menos para profissionais de outras áreas, como fonte de integração.
Neste contexto, a maioria dos profissionais concentra-se apenas em sua própria atividade de trabalho e sua rotina de vida, e neste momento perde os momentos em que é possível desenvolver esse olhar para outro, e abrir uma oportunidade de envolver e relacionar, com objetivo de desenvolver.
A construção de uma boa rede de relacionamentos profissionais, exige envolvimento e dedicação. Faz parte do processo, nos interessa usar o profissional, sua área de atuação, o trabalho que desenvolve, buscar saber mais sobre atividades e realizações, e com pontos de interesse comum, ou até mesmo a curiosidade em conhecer um novo assunto, buscar nos relacionarmos com este profissional.
Mas como realizamos esta aproximação? Uma resposta é simples, com interesse genuíno e com estratégias que envolve uma boa comunicação com abordagem profissional, como uma mensagem personalizada, se estiver em contato com redes sociais como o Linkedin, ou uma boa conversa mostrando verdadeiro interesse, ou entre em contato com presencial . Uma troca simples de cartões de visita por exemplo, pode ser muito mais eficaz com uma boa apresentação e um bate-papo, dizendo quem é quem, quem faz, e tendo uma experiência ativa com uma história e informações sobre profissionais, com quem está nos comunicando.
Passado é o momento inicial da abordagem, superando muitas dúvidas por parte da maioria dos profissionais, como causa dessa rede. Com relação aos contatos realizados de forma presencial, uma dica bacana que aprendi com um profissional que admira muito, em especial por sua forma de trabalhar ou seu networking, é como chegar em casa de um evento, realizar uma anotação no próprio cartão de visita, com o local onde você conheceu aquele profissional. Esta dica é muito valiosa, pois você tem uma referência e até mesmo uma forma de conexão, para os próximos contatos com este profissional.Quanto as interações iniciadas no meio on-line, uma forma de manter uma ligação, é acompanhar as plataformas digitais deste profissional, curtir e compartilhar o conteúdo que considerar interessante, como uma forma de manter mantidas.
Uma boa rede de relacionamento se inicia e se mantém ao longo do tempo, somente se for trabalhada de forma adequada. De nada adianta romper uma barreira de contato inicial, causar uma ótima primeira impressão, se não cultivar essas relações. Faz parte da rede de qualidade, contribui com profissionais com quem nos relaciona, oferece ajuda, dando dicas, compartilhando contatos para quem precisa, sem que outra parte tenha vontade de pedir e sem esperar nada em troca. Assim, construa uma relação genuína e certamente será lembrada e reconhecida por compartilhar nosso conhecimento.
Em tempos de esmagador presença e atividade digital, é possível criar uma rede consistente de rede, apenas no meio on-line, ou se torna muito relevante quando é necessário nos conectar com profissionais ao redor do mundo. No entanto, o contato pela Internet não supera uma conexão que é gerada em um encontro presidencial, que se torna mais pessoal e define os níveis mais fortes e duradouros. Neste contexto, o ideal é desenvolver e trabalhar nossas redes de relacionamento digital e presenciais ao mesmo tempo.
Somos seres relacionados, feitos para manter conectados e o potencial dessas conexões é a qualidade dessas relações. Nos comunicando de forma verdadeira e clara, buscando sempre uma colaboração, demonstrando nosso interesse genuíno, pode construir relações sólidas e uma troca muito positiva e agregadora. Nossa rede de relacionamento é uma fonte de desenvolvimento, pois agrega conhecimento e também realiza uma entrega dos nossos sabores, uma forma de colaboração mútua que melhora.
Para quem, até o momento, não trabalhou para criar sua rede, pode rever suas estratégias e começar agora mesmo. Qualquer pessoa, em qualquer atividade profissional, pode desenvolver sua rede de relacionamento profissional. Uma dica é iniciar a identificação de pessoas em suas relações, imagens que podem ser importantes para sua atividade profissional, e iniciar os contatos que convidam para um bate-papo ou um café.
Comece a se exercitar como boas relações, desenvolver sua rede e cultivar sua rede, assim você terá que evoluir sua rede de relacionamento profissional.
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres
www.mmaisconsultoria.com.br