Seu negócio tem a sua cara? Que tipo de empreendedora você é? 

Pode parecer algo trivial, mas se você parar para pensar, muitos empreendedoras podem ter dificuldade em responder essas indagações. 

Apesar disso, essas são perguntas que não devem ser deixadas de lado, pois a identidade empreendedora desempenha um papel crucial no rumo que o seu negócio irá tomar. 

Ela reflete as características pessoais, aspirações e valores, estabelecendo a base de conhecimento que dá sentido ao propósito do seu empreendimento. Entender “como eu sou, o que quero e para onde vou” é essencial.

A identidade do empreendedor como diferencial no mercado

Ao longo dos anos sendo consultora, tenho notado que muitas empreendedoras enfrentam desafios como dificuldade em avançar, falta de clientes mesmo após qualificação, e baixo retorno em estratégias de marketing digital. 

Minha pergunta é: “cadê a sua identidade no seu negócio?” 

Quando ela está presente no seu negócio, ele se vende sozinho. As pessoas compram por você, não apenas de você. Não é necessário um marketing agressivo, mas sim o momento certo, alinhado com a sua identidade.

A identidade tem a ver com a sua bagagem

Perguntas simples revelam a complexidade da identidade empreendedora: o que você trouxe da sua vida para empreender? O que seu cliente compra além do produto?

Definir a identidade empresarial envolve entender o que a empresa apoia, suas preferências, comunicação, apresentação ao mercado e, fundamentalmente, como as experiências de vida da empreendedora se encaixam no negócio

A empreendedora, ao personificar a experiência, relacionar-se com clientes e entregar produtos ou serviços, torna-se a face do negócio. Sua identidade é transferida para a corporativa, que, por sua vez, é incorporada à marca da empresa. 

Ou seja, a formação das características emocionais da marca vem das motivações e dos traços da empreendedora. Entender essa relação é essencial para construir uma estratégia de marca eficaz, unindo cultura organizacional, valores e estratégia empresarial. 

Cuidar de você é cuidar da sua marca

Não há uma fórmula única para desenvolver a identidade empreendedora, mas é certo que a atenção dedicada ao desenvolvimento pessoal é tão crucial quanto o investimento na empresa. 

A verdadeira paixão, aliada à compreensão profunda de se identificar como uma empreendedora, proporciona a base para construir uma identidade robusta. Logo, isso levará ao sucesso do empreendimento. 

No final das contas, a identidade empreendedora não apenas molda o negócio, mas também forja o caminho para o sucesso duradouro.

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica, Mentora de Mulheres Empreendedoras e Palestrante.

M+ Consultoria para Mulheres