Você começou o empreender recentemente e está tendo que lidar com diversas novas demandas? Quando temos o nosso próprio negócio, precisamos executar, ou ao menos gerir, tarefas de diversas áreas, como produção, logística, marketing, tecnologia, finanças, etc.

Para que tudo seja feito da melhor forma, é necessário ter muita organização. Confira abaixo cinco dicas práticas para você começar a organizar a sua rotina, e executar tudo o que precisa ser feito para a sua empresa crescer!

1.  Anote todas as tarefas da semana

Uma boa empreendedora não confia em sua própria memória. Quando não anotamos como tarefas, o risco de esquecer de algumas coisas é muito alto e acabamos perdendo de vista as prioridades do dia.

Quando você não visualizar como está o seu dia quanto às tarefas, pode acabar marcando compromissos em um dia lotado de trabalho, ou prometendo coisas aos seus clientes em um prazo curto demais.

2. Saiba quais são como prioridades

Imprevistos acontecem com todo mundo, ainda mais no home office. Temos problemas com a casa, acabamos dedicando mais tempo que o planejado à família, a internet cai, etc. Quando isso acontecer, algumas tarefas do dia precisam ser reagendadas.

Sempre começar o dia sabendo que são as prioridades, ou seja, como tarefas que precisam ser entregues naquele dia, e que podem ser negociadas para ter um prazo maior. Assim você fica mais tranquilo, caso ocorra algo que tome um ritmo do seu dia, de forma não planejada.

3.  Não seja otimista demais com seu tempo

Muitas vezes, colocamos na agenda que vamos demorar 1 hora para realizar determinada tarefa, mas acabamos demorando 2 horas. Ou então reservamos 30 minutos para atender um cliente, mas ele acaba falando durante 1 hora ou mais.

Não seja tão otimista achando que tudo vai demorar de fato o tempo esperado ou ainda menos. Deixe uma pequena “gordurinha” de tempo em sua agenda caso compromisso algum mais demore que o esperado. Caso tudo dê certo, use esse tempo para se dedicar a você mesma e não corra para a próxima tarefa.

4.  Teste diversos métodos de organização

Algumas mulheres empreendedoras gostam de aplicativos, como o Trello ou o Google Agenda. Já outras gostam de planilhas, que elas podem personalizar como quer. Outras ainda gostam dos planejadores e agendas em papel.

Todos esses métodos têm vantagens e desvantagens. O importante é conhecer e testar todos eles para achar o que funciona melhor no seu cotidiano. Converse com outras empreendedoras também, para dicas pegar práticas e conhecer métodos novos de organização.

5. Seja organizado com seus arquivos

Existe uma organização do meio ambiente, que é muito importante para você se manter focada. Existe uma organização do tempo, para você dar conta das tarefas da semana. E existe também uma organização digital.

Coloque em pastas de fácil acesso aos arquivos que você precisa utilizar com recorrência: sua tabela de preços, seu modelo de contrato, como senhas, seu logotipo, sua identidade visual, CNPJ, dados bancários, apresentação comercial.

Quanto mais ágil você para localizar para arquivos e informações que você precisa, mais rapidamente você vai conseguir enviar propostas, passar briefings à sua equipe, criar seus posts de redes sociais.

E você, já utiliza esses métodos para se organizar? Em junho ter um lançamento incrível para as empreendedoras que querem uma rotina mais organizada! Acompanhe tudo pelo nosso @mmaisconsultoria do Instagram