Disse uma vez Albert Einstein, “não tenho nenhum talento especial, apenas sou apaixonadamente curioso”. Há muito tempo essa característica tem sido ligada ao sucesso profissional e pessoal. A curiosidade é muito forte na infância, quando estamos descobrindo o mundo, porém algumas pessoas vão deixando ela de lado conforme crescem.
O que alguns não sabem é que ser curioso é fundamental para a carreira de um empreendedor ou empreendedora. Quando temos o nosso próprio negócio, temos que lidar com diversas coisas que não sabemos.
Podemos ser os melhores em nossas áreas tecnicamente, porém, se não aprendermos coisas novas, podemos ter prejuízos financeiros e inclusive perder espaço para a concorrência.
Um exemplo: se você domina pouco sobre finanças e não tem curiosidade de aprender, sempre terá que delegar esse setor, tendo que investir em bons profissionais. Da mesma forma, se não tem curiosidade sobre o uso das redes sociais, pode perder diversos clientes que chegariam até sua empresa por estas plataformas.
Exercite a sua curiosidade
Você não se considera uma pessoa curiosa? Você pode exercitar essa característica, se colocando em situações que oportunizam aprender coisas novas. Muitas vezes, ficamos presos em uma bolha, consumindo conteúdo apenas sobre nossos interesses de sempre. Que tal ampliar seus horizontes?
Uma dica é ler um livro sobre um assunto muito diferente dos que você costuma ler, ou assistir uma série sobre um tema pouco familiar para você. Assim, é possível aprender mais e ir estimulando essa curiosidade para explorar novos conhecimentos e atividades.
A partir disso, você também pode ir começando a seguir nas redes sociais profissionais de outras áreas, absorvendo mais dicas e ativando essas novas conexões, que vão resultar em mais conhecimento e bagagem para a sua empresa.
Pratique o que você aprendeu
Muito conhecimento sobre áreas diversas pode tornar você uma pessoa mais interessante, mas só isso não lhe traz melhores resultados. É preciso colocar em prática. E ser curioso tem tudo a ver com não ter medo: ter a coragem de fazer perguntas quando elas parecem simples e ter coragem de ser um iniciante em algo.
Aos poucos vá colocando em prática suas novas descobertas, procure sempre por opiniões de seus parceiros e vá exercitando novas habilidade. Pode ser que você descubra que de fato não gosta de determinada área e prefere, por exemplo, delegar a gestão financeira ou o marketing.
Porém, você sai dessa experiência conhecendo mais sobre as atividades que são desenvolvidas para crescer no mundo dos negócios e com a curiosidade exercitada para aprender ainda mais.
O mais importante é nunca ter medo de fazer perguntas, pois é assim que aprendemos e demonstramos nosso interesse em determinados temas. Tendo contato com a consultoria estratégica, você aprende a fazer as perguntas certas para as pessoas certas, levando a excelentes resultados no seu negócio e na sua carreira. Ser curioso sobre as necessidades dos seus clientes e sobre os melhores processos para a sua empresa é o que vai levar o seu projeto adiante.
E você, tem exercitado a sua curiosidade? Se considera uma pessoa curiosa? Comenta por aqui como lida com essa habilidade!
Cristina Porto Vesz
Consultora Estratégica – M+ Consultoria para Mulheres